top of page

Pesquisa sobre (TEPT)

Olá, pessoal! Tudo bem?

 

Estamos lançando a pesquisa “Rastreamento de sintomas de Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT) e Transtorno do Estresse Pós Traumático Complexo (TEPT-C) em uma amostra por conveniência”. 

O Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) pode afetar qualquer pessoa, é uma possível reação a eventos traumáticos, envolvendo sintomas como flashbacks, pesadelos, ansiedade, evitação a certos lugares e até vergonha e culpa. Já, o TEPT-C reúne os critérios diagnósticos de TEPT, além de desregulação emocional, auto conceito negativo e problemas nas relações. 

Sua contribuição será essencial para compreensão mais ampla da manifestação sintomática do TEPT, dados aspectos socioculturais característicos da população brasileira. Lembrando que não é necessário ter TEPT para participar do estudo. 

 

Gostaríamos de pedir sua ajuda para divulgar para amigos, pacientes e familiares, para conseguirmos alcançar a maior população possível e obter resultados significativos para a pesquisa.  

 

(Essa pesquisa é parte de um projeto de pesquisas do DBT Lab - Projeto número:  5.638.933 CAAE: Comitê de Ética em Pesquisa - Plataforma Brasil. Sob a responsabilidade da pesquisadora Liane Dahás, CRP - 06/115971)

Pesquisa

O grupo de pesquisa do DBT-LAB foi criado  em 2021 com o intuito primário de avaliar  os efeitos das medidas de  processo e de resultado por meio da aplicação de intervenções baseadas na Terapia Comportamental Dialética  em pessoas com desregulação emocional, que é observada nos mais diversos transtornos psiquiátricos;

Missão

A Missão do Instituto Par é promover, com excelência, a formação de multiplicadores e a produção de conhecimento em ciências do comportamento, para possibilitar a sua difusão e aplicação, endereçada às demandas sociais, de forma ética e sustentável. Desse modo, a missão do grupo de pesquisa do DBT-LAB é desenvolver e divulgar, por meio da excelência acadêmica do Instituto Par, a produção científica acerca da Terapia Comportamental Dialética (DBT), como modelo de intervenção de terceira onda das terapias comportamentais, para pacientes portadores de TPB/DE, e outros transtornos comportamentais comórbidos.

Visão

A Visão do Instituto Par é que a Análise do Comportamento seja referência para a vida. Sendo assim, o DBT-LAB  visa tornar-se centro de referência na produção e disseminação de conhecimento científico, em pesquisa e ensino, sobre o modelo da DBT, como parte integrante das ciências do comportamento. 

Valores

O grupo de pesquisa do DBT-LAB tem como valores principais a ética e alto rigor científico-acadêmico na elaboração e condução de suas pesquisas e disseminação científica. Procuramos fazer isso seguindo os valores do Instituto Par de integridade e liberdade de ensino e aprendizagem, com respeito à singularidade e diversidade humanas, buscando a democratização do acesso à Terapia Comportamental Dialética como parte integrante das Ciências do Comportamento.

Pesquisa DBT-LAB

A Terapia Comportamental Dialética (DBT) é um modelo de intervenção desenvolvido para tratar pessoas que preenchem critérios para Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), podendo ser aplicada a outros transtornos psicológicos. A DBT usa procedimentos de aceitação e de mudança, partindo do pressuposto de que déficits de habilidades contribuem significativamente para a desregulação emocional, presentes nos diferentes transtornos psicológicos. 

O presente grupo de pesquisa visa verificar as aquisições comportamentais ao longo da intervenção da DBT (medidas de processo), assim comoavaliar os resultados por meio da aplicação de intervenções de DBT padrão em pessoas portadoras de TPB e de treino de habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) em pacientes com desregulação emocional, nos mais diversos transtornos psiquiátricos (por exemplo, Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH; Transtornos Alimentares - TA; Transtorno de Estresse Pós-traumático Complexo -TEPT-C, entre outros) em programas assistenciais institucionais.

Espera-se que intervenções baseadas no treinamento de habilidades DBT contribuam para o treinamento direto de repertórios considerados como essenciais para a regulação emocional e melhora evidente de uma variedade de transtornos psicológicos.

Todas as pesquisas feitas por esse laboratório estão respaldadas eticamente pelo projeto guarda-chuva aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (CEP-IPUSP) sob o número  de parecer 5.638.933.

shutterstock_1181855191.jpg

Coordenação de Pesquisa

Nossos Parceiros na pesquisa

UEL (400x140).png
FC (400x140).png
bottom of page