top of page
Areia Branca e Pedra

No momento as inscrições estão fechadas.

Nossa previsão é de abrirmos as inscrições em anos pares (ou seja, em 2024). Acompanhe esse site e nosso Instagram para ficar sabendo quando abrirmos novas vagas.

Formação de novos voluntários

As atividades são realizadas principalmente às quartas-feiras pela manhã, mas também exige dedicação em outros momentos ao longo da semana. No primeiro ano do voluntário no DBT-LAB, ele deve participar destas cinco atividades:

  1. Aulas teóricas de DBT;

  2. Treinos de habilidade em DBT;

  3. Consultorias com mentoria;

  4. Reuniões gerais mensais.

  5. Seis horas de estudo semanal individual (em outro período, que não a quarta feira pela manhã).

 

Nas aulas, que têm duração de duas horas e ocorrem quinzenalmente, estudamos o livro principal da Marsha Linehan e outros conteúdos relacionados a partir de aulas planejadas por professores da nossa equipe e por convidados. Para esse momento haverá a indicação de textos para serem estudados previamente e por vezes os professores oferecem leitura complementar para que você aprofunde seus estudos.

Os treinos de habilidades acontecem em semanas alternadas com as aulas e neles os novos voluntários participam como eles próprios  (é um real playing, e não um role playing!) de um grupo de treinamento de habilidades em DBT, guiado pelo manual de Linehan e conduzido por voluntários experientes. Toda sessão de treino tem como tarefa a prática da habilidade aprendida e sua execução é verificada no início de cada sessão de grupo.

As consultorias acontecem semanalmente, são formadas com novos voluntários e devem ocorrer semanalmente. As reuniões gerais são mensais e tem como objetivo permitir a comunicação entre todos os integrantes do DBT-LAB, além de resolver assuntos burocráticos e discutir planejamentos para o bom funcionamento do nosso laboratório. 

No segundo ano de voluntariado, as consultorias e as reuniões gerais se mantém, e se iniciam os atendimentos em DBT oferecidos pelos voluntários. Os atendimentos são compostos por terapia individual e treino de habilidades em grupo, voltados para a população com Transtorno de Personalidade Borderline, ou demais transtornos que apresentem demasiada desregulação emocional (TEPT, Bipolaridade, TDAH, Transtornos alimentares, etc) ou mesmo seus familiares. O atendimento a ser realizado no segundo ano dependerá do projeto de pesquisa em vigor, que por vezes será definido a partir da necessidade de coletas de dados de mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Centro Paradigma.

O projeto tem como característica atender uma população que não poderia arcar com os custo de uma terapia em DBT, então os atendimentos oferecidos pelos voluntários também são gratuitos. A terapia individual tem duração de uma hora e o terapeuta se disponibiliza para realizar o contato telefônico ao paciente, além de redigir uma formulação de caso em DBT; os grupos de treinamento de habilidades têm duração de duas horas e os treinadores se responsabilizam por montar as aulas e o cronograma.

Além disso, são os voluntários que organizam toda a estrutura de recebimento de novos pacientes, a partir do protocolo já utilizado no DT-LAB.

Nesse segundo ano de dedicação, as consultorias, os treinos e os atendimentos podem ser feitos em outros horários da semana para além das quartas-feiras de manhã.

bottom of page